Acontece

Doar faz bem, a nova campanha da ASEc+ pelo desenvolvimento de ações de promoção da saúde mental nas escolas públicas de Pederneiras

Talvez algumas pessoas vejam a doação apenas como um ato de bondade, generosidade e empatia com aqueles que precisam de algum tipo de apoio. Mas não é o que a ciência já constatou. Doar – seja dinheiro, tempo ou conhecimento, também traz benefícios concretos para nossa saúde mental e para nosso bem-estar. Entre eles estão a redução do estresse e da ansiedade, o fortalecimento de laços sociais, a redução da probabilidade de quadros de depressão e maiores chances de uma vida mais longa e saudável. Não é pouca coisa!

Inspirada nessas boas revelações, a ASEc+ lança sua nova campanha de doação, Doar Faz Bem, que tem como objetivo inicial arrecadar R$100 mil até o final de 2025. O recurso será utilizado especialmente para compor o financiamento do Escola Saudável e Acolhedora (ESA), um projeto estruturante de três anos que levará ações de promoção de saúde mental para escolas públicas municipais de Pederneiras (SP). O objetivo do ESA é envolver toda a comunidade escolar da rede (alunos, professores, pais, gestores e funcionários das escolas e secretaria de educação) em programas e iniciativas baseadas em evidências que a ASEc+ vem implementando nos últimos 20 anos em mais de 100 cidades.

Diante do contexto atual, de um mundo com muitos desafios sociais, culturais e climáticos, em que as questões de saúde mental se tornaram mais frequentes e vêm tirando qualidade de vida das pessoas, inclusive entre crianças, entendemos que o caminho não deve se restringir a tratar ou prevenir doenças. Acreditamos que é por meio da abordagem da promoção da saúde mental, uma visão integral e que busca fortalecer a autonomia do indivíduo com o desenvolvimento de habilidades para a vida, é que vamos conseguir fazer um trabalho consistente e duradouro. E que, assim, será possível construir uma sociedade mais preparada, resiliente e consciente para lidar de forma saudável com os desafios da vida.

 

 

ESA em Pederneiras

O projeto Escola Saudável e Acolhedora pode ser replicado em qualquer cidade brasileira, mas está sendo inaugurado em Pederneiras, município de São Paulo com quem temos parceria há oito anos por meio da Secretaria de Educação. [Conheça um pouco do trabalho que já foi feito aqui]. Lá já eram desenvolvidos os programas Amigos do Zippy, com alunos do segundo ano, e Passaporte, para alunos do quarto ano. Com o ESA esse trabalho será ampliado para todo a rede municipal, além de incluir e integrar iniciativas com outros agentes da comunidade escolar para além de professores e alunos. Uma proposta robusta, estruturante e que atua na base, com as crianças desde o início do Ensino Fundamental, para que ampliem seus recursos internos e, com isso, façam escolhas favoráveis à saúde mental.

Mas para que isso seja possível de forma integral, precisamos ampliar nossa rede de apoiadores. Para além de parceiros históricos que temos no município, como é o caso da empresa AM Mauri [Clique aqui], que sempre acreditou e investe até hoje na causa, pedimos agora a ajuda da comunidade para conseguir todo o recurso necessário para os três anos de projeto. É possível apoiar doando qualquer quantia pelo site doe.asecbrasil.org.br [Clique aqui], compartilhando a página com amigos ou pessoas que também acreditam na importância de promover saúde mental.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre esse projeto, entre em contato pelo e-mail info@asecbrasil.org.br.