Membros da Comunidade de Jovens Embaixadores pela Saúde Mental da ASEc+ estiveram presentes na 14° edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB), que ocorreu entre os dias 21 a 24 de maio, em Curitiba/PR.
Os representantes da comunidade, Emanuel Alencar, Leandro Gonçalves, Maria Eduarda Paes, Raquel Guimarães, Tayná Gomes e Wilson Guilherme contribuíram com o debate sobre a influência de novas tecnologias na promoção de saúde mental, especialmente das juventudes brasileiras.
Juntamente com a psicóloga e especialista em políticas públicas, Stefanie Vieira, os jovens facilitaram uma mesa com o tema “Tá de Caô tIA?: a promoção de saúde mental das juventudes na era da IA e das telas infinitas”, em que abordaram a percepção de jovens e adolescentes sobre o papel desempenhado pela inteligência artificial, com relação ao autocuidado e a promoção de saúde mental inclusiva e de qualidade, destacando os potenciais danos oferecidos por ferramentas do tipo.
Para Maria Eduarda Paes, cofundadora do Movimento Saber Lidar Jovem, foi muito importante aborda o tema intersetorialmente, pois foi possível refletir sobre como desenvolver estratégias positivas e eficazes para o cuidado da saúde mental das pessoas, principalmente juventudes e também fazer uma análise crítica das potencialidades das tecnologias e das IAs, considerando também suas limitações. “Foi fundamental explorar as mais diversas realidades, como o uso feito por públicos mais vulneráveis por não terem acesso a um tratamento terapêutico ou a ferramentas de cuidado de acordo com sua vivência. A promoção da saúde mental nos espaços virtuais é também de extrema importância, mas só se torna positiva e eficaz quando abrimos espaços de diálogo como este que podem gerar um plano estratégico com a participação de diversos públicos da sociedade”, complementa.
Movimento Saber Lidar Jovem
Idealizada pelo Movimento Saber Lidar Jovem, a comunidade conta com Embaixadores que participam ativamente de uma equipe altamente engajada e que, com apoio de mentores da ASEc+, buscam desenvolver juventudes emocionalmente saudáveis.
Acesse e acompanhe o nosso perfil no Instagram (@saberlidarjovem) para encontrar mais registros do evento e ficar por dentro de tudo que os jovens da nossa comunidade estão fazendo.