Acontece

ASEc+ apresenta relatório sobre projeto Amigos do Zippy Online, à vereadora Cris

No dia 08 de março, a ASEc+ (Associação pela Saúde Emocional) realizou uma confraternização para agradecer e apresentar o relatório sobre o projeto de formação e implementação do “Amigos do Zippy Online”, à vereadora Cris Monteiro, que por meio de sua emenda parlamentar, viabilizou a iniciativa. O evento também contou com a presença de professoras que participaram do programa, além de representantes da Secretaria Municipal de Ensino (SME) e das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) de São Paulo.

Com o título “Programa Amigos do Zippy na perspectiva da Educação Integral e fortalecimento da Matriz De Saberes”, a proposta contemplou a implementação do Amigos do Zippy Online em escolas da cidade de São Paulo e teve como público-alvo, professores de educação infantil e ensino fundamental I (em regência nos 2º ,3º ou 4º anos) e alguns integrantes da equipe pedagógica.

Juliana Fleury, CEO voluntária da ASEc+, explicou que os resultados do projeto apontaram que, na perspectiva da Promoção de Saúde Mental, em que o Programa Amigos do Zippy se insere, a saúde não é vista como um estado final ou como um resultado a ser alcançado ao fim de um processo. Pelo contrário, o processo em si é a saúde em construção, escolha após escolha, graças às habilidades conquistadas, por meio da prática constante. Assim, o que o Programa Amigos do Zippy faz é criar espaços onde as crianças possam desenvolver habilidades para lidar com situações difíceis de modo que seus esforços sejam eficazes e promotores do seu equilíbrio e bem estar ou, em outras palavras, sua saúde mental.

 

Sobre a parceria estabelecida, a vereadora Cris Monteiro enalteceu a importância da educação de qualidade e da promoção de saúde emocional de crianças, jovens e educadores, para construção de uma sociedade menos desigual. “Fico muito honrada em destinar minhas emendas, utilizando critérios técnicos, para a ASEc+, e auxiliar na promoção da saúde emocional de crianças, jovens e professores. Na minha infância, não tive essa oportunidade, me dá uma alegria imensa ver os recursos sendo utilizados em projetos que fazem a diferença. Minha história pessoal despertou interesse pela educação de qualidade. Defendo um mundo onde haja igualdade de oportunidades. Só numa sociedade com mais equidade é que teremos uma verdadeira meritocracia”, relata a vereadora.

 

Durante a confraternização, a professora Suzi Regina Santos, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Butantã, aproveitou a oportunidade para contar a experiência de seus alunos na aquisição de habilidade para saber lidar. “Meus alunos tinham muitos conflitos em sala por conta de “briguinhas” e eles passaram a resolver os problemas. Antes do Amigos do Zippy era assim: ‘Professora, ele está fazendo isso; professora ela está brigando comigo’. Era muita coisa para eu resolver, mas depois que eu coloquei em prática o programa, eles começaram a ter uma clareza melhor das coisas e passaram a resolver os problemas e, aos poucos, eles iam chegando para mim e falando, assim: ‘professora eu briguei com a minha colega e depois de um tempinho, eu fiquei mais calmo e fui lá e resolver’. Eu fiquei encantada com o programa e como as crianças passaram a lidar”, conta emocionada.

Para a ASEc+, a experiência obtida com esse projeto foi a validação da potência do programa “Amigos do Zippy” em ajudar as pessoas a transformar seus contextos, tendo a oportunidade de obter este aprendizado dentro do mundo escolar. “Seguimos em nosso propósito de fomentar oportunidades para que sejam beneficiadas mais e mais crianças e professores da Secretaria Municipal de Ensino, da cidade de São Paulo”, comenta Juliana.