As educadoras do Ensino Fundamental I e as profissionais do NOEI – Núcleo de Orientação Educacional Integrada do NEI, participaram nos dias dezoito e dezenove de janeiro, da formação no programa de educação emocional, Amigos do Zippy. Essa ação que beneficiará 350 crianças é fruto da parceria entre Fundação Romi e ASEc+ (Associação pela Saúde Emocional).

O NEI, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi é uma escola de educação infantil, ensino fundamental e médio, que proporciona a formação integral de crianças e jovens. Através de projetos anuais, contribui ativamente na formação socioemocional de seus alunos, com o propósito de fomentar o desenvolvimento das competências necessárias aos desafios contemporâneos.

Para Danielle Pinhanelli Savi, orientadora educacional do NEI, o Amigos do Zippy veio para somar e concretizar um dos objetivos da escola, que é implementar os seus projetos e programas socioemocionais de forma mais abrangente, iniciando com as crianças e as acompanhando em seu desenvolvimento ao longo de toda a vida escolar, até o Ensino Médio.

Amigos do Zippy é um programa universal de educação emocional que ensina crianças pequenas, independente de nível social, histórico de vida e habilidades, a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos e a explorar várias maneiras de lidar com eles. O conceito fundamental do programa é bastante simples: se ensinarmos crianças pequenas a lidar com as dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e idade adulta.

O programa é composto por 24 aulas e não tem o objetivo de solucionar um problema específico, mas sim de promover o bem-estar e habilidades para a vida, encorajando a criança a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesma.

Elvira Lunardi Rindeika, facilitadora da ASEc+ responsável por capacitar o grupo de educadores está com boas expectativas para o desenvolvimento do Amigo dos Zippy, pois sente o interesse da equipe e espera que a parceria se estenda para os outros programas.

Amigos do Zippy está presente em mais de 30 países e é uma metodologia baseada em evidências. Sua prática foi validada pela Organização Mundial da Saúde, em 2004.    No mundo, já beneficiou quase 2 milhões de crianças e no Brasil, mais de 350 mil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *