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Autoestima, pertencimento, resiliência e qualidade de vida.

O desenvolvimento humano é uma jornada constante. Há um amplo espectro de ambientes que podem favorecer vínculos saudáveis e promover a resiliência nos diferentes momentos da vida, da primeira infância à terceira idade.

Promover o cuidado com a saúde emocional e social vai além do mundo da escola e do trabalho. É assumir que a vida de todo indivíduo é integral. É atuar conscientemente com uma abordagem intersetorial, buscando a intersecção do tema com outros assuntos de relevância para os diferentes ciclos da vida, seja a saúde na terceira idade, as relações parentais, saúde e segurança da mulher, reinserção social de pessoas em vulnerabilidade, as pressões de relações pessoais, as obrigações auto impostas para conquistar o sucesso ou qualquer outro aspecto da vida de qualquer indivíduo.

Reflexão sobre a importância da saúde emocional no desenvolvimento pessoal;

Capacidade de lidar com as mudanças, perdas e desafios;

Revisão de projetos de vida.

Maior capacidade de estabelecer vínculos saudáveis para conviver em grupo;

Ampliação da capacidade de gerenciar e lidar com conflitos.

Motivação e propósito;

Maior eficácia na reflexão e ação para atingir objetivos pessoais e profissionais.

Participação mais afetiva e respeitosa de pais na vida dos filhos;

Conscientização de padrões de comportamentos prejudiciais.

“Um Dia para Mim” é, antes de tudo, um conceito. De aplicação ampla, foi adaptado para Multigerações e para a terceira idade (AGE). E destina-se a propiciar um espaço de reflexão e autoconhecimento, fornecendo-lhes ferramentas para desenvolvimento pessoal.

Vem possibilitando que se apropriem de instrumentos que favoreçam seu equilíbrio no trato com as crianças, na geração de ambientes educativos acolhedores e positivos e no relacionamento com os demais em seu ambiente de trabalho.

De aplicação ampla, a ação denominada “Tempo de Olhar para mim” é uma atividade que se destina a propiciar a adultos e a profissionais em geral um espaço de reflexão e autoconhecimento, fornecendo-lhes ferramentas para desenvolvimento pessoal.

Possibilita também que se apropriem de instrumentos que favoreçam seu equilíbrio no trato com outros, na geração de ambientes saudáveis.

A vivência virtual tem carga de 4 horas presenciais e é ministrado para grupos de 12 até no máximo 20 participantes.

Destina-se a profissionais da educação, do sistema de direito e adultos em geral, que estejam interessados em tomar ações para promover o desenvolvimento emocional de crianças, adolescentes e jovens da sua convivência.

A experiência parte do suposto que os participantes estejam interessados em aprender conceitos para colocá-los em prática no seu dia a dia nos ambientes onde atuam. Dessa forma, sua estrutura foi definida intercalando conceitos, vivências e debates, que aproveitam a experiência dos mesmos para que eles proponham a adequação à sua realidade, caso a caso.

Destina-se a adultos em geral e profissionais das mais diversas áreas e tem como objetivo prover-lhes oportunidade de formação no tema da Educação para Saúde Emocional.

Visando preparar profissionais para o futuro, o programa Saúde Emocional atende, também, a públicos jovens diversos, tendo sido customizado, também, para universitários, estando na Escola da Economia da FGV, desde 2019.

O curso se propõe a ser leve e prazeroso.Assim como o encontro “Um Dia para Mim”, fornece instrumentos para o autodesenvolvimento.