O SPARC Resiliência é um programa de aprendizagem socioemocional desenvolvido no ambiente escolar. Foi criado como uma resposta ao aumento da taxa de depressão em jovens e crianças em todo o mundo.
SPARC Resiliência consiste em um encontro inicial e dez encontros principais facilitados pelo professor ou educador de uma turma de crianças ou jovens acima de 11 anos de idade. São três os elementos principais do programa: atividades de atenção plena; atividades que aumentam a resiliência; e o processo SPARC (Situação, Percepção, Piloto Automático, Reação, Conhecimento) para analisar e desafiar nossos modos de pensar.
O programa tem sido bem-sucedido em atenuar os quadros de depressão, aumentar a resiliência emocional e, no médio e longo prazos, fortalecer a autoestima dos participantes.
Estudos sobre versões anteriores do programa em Londres e Tóquio mostraram como ele foi eficaz para aumentar a resiliência das crianças e sua autoestima, e melhorar a sua saúde mental. Uma das maiores vantagens do SPARC Resiliência é a adaptabilidade e flexibilidade transcultural.
Escolas públicas (por meio de secretarias ou diretorias), escolas privadas, organizações sociais, projetos sociais desenvolvidos por empresas.
Escolas e instituições públicas e particulares das cidades de São Paulo, Ourinhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Sorocaba.
“Muitos alunos tinham dificuldade para “ouvir” o outro. A partir do momento que conseguiram ouvir, perceberam que eles também poderiam ser ouvidos. Na escola, em casa, entre os amigos. Isso fez toda a diferença. Em outras situações, por terem sido acolhidos nos encontros, percebi que descobriram o “prazer” de acolher quem precisa. Passaram a transmitir palavras e comportamentos mais positivos.” Professora. Elisabete Sant’ana – Colégio Viva Vida – São Bernardo do Campo – SP