O Amigos do Zippy é um programa universal de educação emocional que ensina crianças pequenas, independente de nível social, histórico de vida e habilidades, a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos e a explorar várias maneiras de lidar com eles.
O conceito fundamental do programa é bastante simples: se ensinarmos crianças pequenas a reconhecerem suas emoções e aplicarem estratégias positivas face às dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta.
O Amigos do Zippy é desenvolvido nos espaços educativos pelo próprio educador, que é especialmente capacitado para o desenvolvimento das aulas. Composto por 24 aulas, o programa não tem o objetivo de solucionar um problema específico, mas sim de promover o bem-estar e habilidades para a vida, encorajando a criança a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesma.
Presente em mais de 30 países o Programa Amigos do Zippy é uma metodologia baseada em evidências e sua prática foi validada pela Organização Mundial da Saúde, em 2004. No mundo já beneficiou quase de 2 milhões de crianças e no Brasil mais de 300 mil.
Escolas públicas (por meio de secretarias ou diretorias), escolas privadas, organizações sociais, projetos sociais desenvolvidos por empresas.
Prefeituras de 107 municípios brasileiros, grupos escolares, conselhos municipais da criança e do adolescente, Instituto HSBC Solidariedade.
O Programa Amigos do Zippy já foi objeto de mais de 12 avalições e artigos produzidos ao redor do mundo. No Brasil, desde 2009, a ASEc+ criou uma Metodologia qualitativa, com diversos indicadores e anualmente monitora os públicos participantes no Programa.
A eficácia do Programa Amigos do Zippy também foi comprovada em uma parceria entre a UNESCO e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sobre seu desenvolvimento nas Escolas do Programa Escolas do Amanhã, entre 2009 e 2015.
“O programa ajudou em vários aspectos, hoje eles são mais participativos, respeitam os colegas e as opiniões opostas, sabem expressar e reconhecer (identificar) seus sentimentos. E estão conseguindo lidar bem melhor com as perdas. Não só os alunos, como eu também. Só tenho a agradecer tudo o que aprendi. Hoje sou uma professora melhor do que fui ontem, e espero estar me aprimorando como profissional e pessoa a cada dia.” EMEB Úrsula Gherelo – Jundiaí – SP.