Acontece

Saúde Mental é tema de Encontro na África do Sul – GMHAN

Na última semana nossa CEO, Juliana Fleury, esteve no Anual Meeting GMHAN 2023 – Global Mental Health Action Network. O encontro é uma oportunidade para indivíduos, organizações e instituições dedicadas à saúde mental compartilharem seus conhecimentos, experiências, estudos e cases sobre o tema.

Juliana foi eleita no ano passado pelo GMHAN como Representante das Américas por sua atuação na promoção da saúde mental e na construção de uma coalizão para promover uma cultura em saúde mental.

Acompanhe a seguir um artigo onde Juliana nos conta um pouco sobre como foi o evento e a sua experiência em fazer parte do grupo no encontro que aconteceu na África do Sul.

Simunye (we are one), Sisonke (we are together) – Together as one – Juntos somos um ! Um convite ao AGIR coletivamente

 

Vozes unificadas no Annual Meeting da GMHAN ouvidas em uma energização liderada por José, da Waves for Change – ONG da África do Sul, me fez ficar emocionada e mais certa ainda da força que temos para AGIR COLETIVAMENTE e promover ondas de transformação.

Te conto um pouco do evento onde isso aconteceu e, fica aqui o convite para você, que não esteve lá e que se sente motivada(o) pela causa da Saúde Mental, a juntar-se a nós nacional e internacionalmente. Juntos somos um!

Tive o privilégio de ser convidada e participar, na semana passada, juntamente com meu caro parceiro de visão, Luiz Roberto (Beto) Carvalho, do Annual Meeting da GMHAN em CapeTown, Àfrica do Sul, para onde voei e, presencialmente, vivenciei (viva o fim da pandemia!) momentos extremamente especiais. Momentos que me deram a dimensão de como podemos AGIR COLETIVAMENTE para ganhar proporções de mobilizações em nível local e global, no tema da Saúde Mental.

Desde 2022, quando fui eleita Representante das Américas do Advisory Board da GMHAN tenho buscado uma maior participação dos membros brasileiros e latino-americanos nos diversos eventos online que nos agregam conhecimento sobre o contexto global e que apoiam nossas ações locais.Também tenho participado de grupos de trabalho focados nas temáticas de crianças e jovens, suicídio, cobertura dos serviços de saúde, entre outros. Você que me lê, já pensou em estar conosco?

Acredito na potência de redes colaborativas e coalizões: Isso me mobiliza desde que entrei para o terceiro setor e fiz do tema das parcerias em torno de uma causa objeto de estudo da minha tese, há mais de 10 anos-  MBE – Responsabilidade Social e Terceiro Setor do LARES da Escola de Economia da UFRJ.

Acredito na potência daquelas que efetivamente possuem um propósito comum:  Uma causa para chamar de sua e que busca fortalecer o coletivo – o ecossistema, assim como cada organização, na sua identidade. A GMHAN nasceu e tem sua estrutura apoiada pela United for Global MH que, desde 2017, vem buscando unirem torno causa da saúde mental uma série de stakeholders que promovem ações de advocacy focadas na transformação (por muitos chamadas de impacto), gerando influência positiva e fortalecendo caminhos de efetiva mudança. Com uma pluralidade global a GMHAN agrega organismos internacionais e multilaterais tais como WHO, UNICEF, sociedade civil, academia, iniciativas de negócios de impacto e, com muito respeito, engaja pessoas com “lived experiences” integrando representantes das partes interessadas de todos os continentes.

Acredito na potência da ação coletiva para transformar o contexto atual nos 3 temas chaves que compuseram a agenda do Annual Meeting 2023 e onde precisamos AGIR:

1.    Crise afetando a saúde mental: é unânime a crise generalizada e crescente da população que tem vivenciado dificuldades emocionais nos mais diversos contextos reais e virtuais. Identificamos quão forte permanecem o estigma e a discriminação afetando a dignidade, o desenvolvimento socioeconômico e a felicidade de populações que integram as minorias vulneráveis, as quais tem sido cada dia mais apartados pela desigualdade que cresce globalmente e, mais do que nunca, refletimos sobre a crise que afeta o acesso dos indivíduos aos serviços de apoio à saúde mental. Há um fosso em muitos países que dificilmente haverá recursos para que todos que precisam tenham acesso.

2.    A saúde mental do futuro: estamos diante de um AGIR hoje definidor de como será o nosso futuro. Neste contexto as crianças e os jovens, o nosso futuro, vêm sendo ameaçados.  Qual será a abordagem, visto o que apontamos estudos sobre o alto fator da saúde mental na transversalidade dos demais aspectos socioeconômico e de saúde integral (obesidade, diabetes, cardiovascular)? O quanto o futuro precisa ser abordado dentro da intersetorialidade e de forma sistêmica? Com este olhar foi lançado no Annual Meeting o grupo que vai se ocupar do tema das intersecções entre mudanças climáticas e saúde mental.

3.    Pesquisa e dados para advocacy: . O que é unânime e foi identificado no evento é que a palavra mais pronunciada em todas as línguas foram “estigma e discriminação”. Sabemos que reside aí um componente cultural que precisa ser trabalhado de forma firme e consistente. Esses dois aspectos foram apontados no Relatório do Countdown 2030 da GMHAN como uma barreira para coleta de mais dados (que precisam ser mais humanizados), e que muitas vezes não favorecem a ampliação de investimento em pesquisa e inovação (colaborativa e centrada na pessoa).

No encerramento refletimos no que já estamos fazendo coletivamente para amplificar ações neste momento de crise. Um dos aspectos está em reforçar a rede trazendo mais participantes para a Comunidade que se encontra no Circle e aqui no Linkedin. Motivo novamente para você que me lê integrar a nossa comunidade.

Nem todas as redes são genuinamente colaborativas. Algumas trazem o DNA da competição do mundo corporativo e, a despeito de estarem juntas, traçam seus limites de colaboração, pois no terceiro setor, os recursos para financiamento da sociedade civil é cada dia mais disputado. Mas aqui queremos fomentar um modelo baseado em confiança, cooperativo e solidário por uma causa que é de todos nós: a saúde mental.

A ASEc+ e o Movimento Saber Lidar estão integrando uma nova ação para articular uma rede e promover o fortalecimento do ecossistema da saúde mental no Brasil. Nos acompanhe no Linkedin, estamos com as Equipes do @amesuamente@institutobemdoestar, @institutovitaalere, da @soulbegood e outros parceiros estratégicos. Em breve novidades a caminho, nos siga e aguarde!!