Por: Miriam Lamana
É fato que a forma avassaladora com que fomos expostos e exigidos, nos últimos meses, trouxe para todos nós, independente do papel que ocupamos, muitos desafios, medos e incertezas. Mas podemos, sim, ressignificar e utilizar essas vivências como uma oportunidade de amadurecimento pessoal e das nossas relações.
No livro A coragem para liderar, Brené Brown coloca: “…em vez de proteger e esconder nosso coração atrás de um vidro à prova de balas, a plenitude tem a ver com integração. É integrar nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. É se livrar da armadura … A palavra integrar vem do latim integrare, ‘tornar inteiro’ (…). Os líderes precisam dedicar uma quantidade razoável de tempo para lidar com os medos e sentimentos, ou vão desperdiçar uma quantidade exorbitante de tempo tentando gerenciar comportamentos ineficientes.” Nesse livro, a autora destaca também uma pesquisa feita pela Harvard Bussiness Review que constata que o esgotamento não acontece somente pelo ritmo das operações, mas, também, do sentimento de solidão, de não sabermos a quem pedir ajuda.
Convido cada um de vocês a pensar, refletir e mergulhar nesse assunto, trazendo à tona a importância do autocuidado, do fortalecimento pessoal como estratégia indispensável para termos a capacidade, a habilidade e os recursos para nos relacionarmos positivamente com quem está a nossa volta.
Precisamos ter espaço para falar sobre saúde mental, permitir que assuntos como depressão, ansiedade, entre outros, deixem de ser tabus e passem a ser pauta e parte integrante do papel da GESTÃO.
Entender a origem latina do termo GESTÃO e a sua base, pode ampliar nosso olhar para o significado desta palavra e o seu impacto no meio empresarial.
No latim, a palavra começou como gestio, associado à origem de gesto — tanto um apontamento, como o reconhecimento de algo feito. Estima-se que termo latino tenha vindo do verbo gerere, que também deu origem a palavra gestação – cuidar, nutrir e preparar um organismo até que ele se torne formado o suficiente para sobreviver por conta própria.
Assim, GERIR é um ato de nutrição, de cuidado, que demanda o equilíbrio entre as necessidades de sobrevivência e transformação do negócio, com as demandas e anseios das pessoas. Demanda presença, coerência, sensibilidade e intencionalidade para PROMOVER um ambiente saudável e que valorize a transparência e a gentileza. É da vulnerabilidade que nascem o amor, o pertencimento e a alegria. E, para sermos entendidos, precisamos, primeiro, entender.
Pense nisso e inclua pequenas e poderosas ações no seu dia a dia. Seguem alguns insights para inspirá-los:
– Estimule conversas sobre o tema. Saúde Mental é um assunto a ser tratado rotineiramente para evitar que os profissionais se isolem e alimentem uma dor silenciosa.
– Mantenha diálogo constante e interação entre os profissionais da empresa, essa atitude pode contribuir para aliviar a pressão do dia a dia e tornar as relações mais empáticas.
– Para os que trabalham remotamente, organize “cafezinhos” e momentos que promovam a conexão entre as pessoas e os times, ao longo do mês.
– Compartilhe e dê clareza ao propósito e a visão de futuro, pois esses são elementos fundamentais para manter o time alinhado e consciente das interdependências.
– Pratique e estimule a prática de “atenção plena”, no início de reuniões e em pequenos intervalos durante sua jornada de trabalho.
Essas ações podem contribuir para a construção e nutrição de um ambiente saudável e que estimule a autogestão, o autocuidado e a confiança. Então, o que você tem feito para “cuidar de si” e promover saúde mental?
Compartilhe conosco e vamos fazer essa corrente crescer. PROMOVER para prevenir.