Artigo

O que significa Saber Lidar?

Por Katia Negri

De que forma professores, alunos, equipe escolar, estão lidando com as adversidades no contexto escolar? Será que existem outras possibilidades para lidar com os desafios que estamos enfrentando nesse momento?

Os desafios encontrados no contexto escolar sempre foram motivo de inúmeras discussões e preocupações para professores, alunos, pais, equipe escolar e sociedade em geral. Podemos destacar alguns deles no Brasil, que já foram amplamente discutidos, como a evasão escolar, questões disciplinares, comunicação entre professores e alunos, más condições em relação à estrutura física das escolas, etc. Todos esses desafios fazem e fizeram parte do mundo escolar e da atuação de cada profissional que decide dedicar sua carreira à essa causa.

Atualmente as dificuldades no contexto escolar passaram a fazer parte de um desafio ainda maior, a pandemia do coronavírus trouxe inúmeros desafios e adaptações necessárias a forma e como se ensina. Adaptações na forma de ensinar, mudanças na prática docente, adequações de currículo, aspectos emocionais de todos os envolvidos. O anos de 2020 e 2021 trouxeram ainda mais adversidades para dentro da escola, que também não pôde mais funcionar “dentro”, e precisou encontrar um novo lugar no mundo, um novo fazer, novas relações com a sociedade, que cobra eficiência e cuidados. Agora, no ano de 2022, diversas escolas encontram desafios ao receber os alunos, novamente, presencialmente nas escolas, questionando-se sobre como realizar essa acolhida, quais as marcas deixadas pela pouca socialização dos anos anteriores, qual a perda emocional e acadêmica dos últimos dois anos.

A revista Nova Escola realizou uma pesquisa com mais de 8.000 professores com a intenção de entender como os professores estavam lidando com a pandemia e com os desafios no contexto escolar nesta fase. Os resultados mostraram que muitos professores se percebem cansados, estressados, ansiosos, preocupados, inseguros, com medo, cobrados e angustiados.

Diante deste cenário, a pergunta que nos leva à reflexão é: De que forma alunos, professores e escola em geral, podem lidar de forma positiva com todos esses desafios?

Antes de pensarmos sobre a questão acima, é importante dizer que sim, é possível lidar positivamente com estas e outras dificuldades dentro do contexto escolar e na vida em geral. E que isso não depende da situação ou da avaliação em relação à dificuldade, ou seja, se é algo considerado mais ou menos desafiador. Porque algo que pode ser um grande desafio para alguns, pode não ser para outros. Lidar com os desafios de maneira mais positiva está relacionado com os recursos internos que cada pessoa possui. Quer um exemplo disso?

Muitos professores que participam das formações dos programas de Educação Emocional que a Asec representa no Brasil, relatam que depois de vivenciar as aulas dos programas juntamente com os alunos, e de participar das capacitações, passaram a sentir-se mais abastecidos e mais capazes para lidar com as dificuldades que encontram em sala de aula. O trecho do depoimento abaixo ilustra isso, trata-se de uma professora que desenvolveu o programa de Educação Emocional Amigos do Zippy:

Dizer que acredito que cada um deles é capaz, e que podem melhorar suas vidas era já pra mim apaixonante, pois não havia nada mais bonito do que ver em seus olhinhos brilhantes a gratidão e a esperança, para aí sim, depois de restaurar a auto estima entrar com o conhecimento. É claro, que minhas ações até então foram muito intuitivas. Até conhecer o “Programa Amigos do Zippy”, que me trouxe embasamento e mostrou-me caminhos que tiveram resultados indescritíveis.”  Professora Carolina Soleddad – São Paulo

Os “caminhos” que a professora Carolina se refere, significam seu desenvolvimento em busca das melhores estratégias para saber lidar com dificuldades. A partir das ferramentas que aprendeu com a prática do programa e das reflexões promovidas nas formações de professores, oferecidas pela Asec, a professora Carolina percebeu que sabe lidar com as dificuldades, desenvolveu recursos internos para esse fim.

Poderíamos seguir aqui, pensando no “saber lidar” da perspectiva do aluno, do coordenador, do diretor, e de todos que fazem parte da equipe escolar e estão ligados nesta engrenagem, que é a escola e o educar. Sim, todos que fazem parte desse espaço podem se desenvolver, podem ter mais recursos para “saber lidar” com os desafios e dificuldades.

E quando temos mais recursos e percebemos que sabemos lidar com os desafios da vida, somos mais saudáveis emocionalmente, porque nossa autoestima se fortalece, ficamos mais confiantes, mais satisfeitos e nos sentimos mais plenos.

E agora, você pode estar se perguntando: “Mas como eu posso fazer parte disso”? “Como posso me desenvolver em direção ao saber lidar, já que tenho enfrentado inúmeros desafios na minha prática educacional”? Temos uma boa notícia para você! Você pode fazer parte do “Movimento Saber Lidar” que nasceu com o propósito de conectar o indivíduo à sua felicidade, e promover o mais cedo possível, o desenvolvimento de suas habilidades para saber lidar consigo mesmo, com os outros, e com os desafios da vida de forma positiva!

E para que você possa juntar-se a nós nessa caminhada, queremos te convidar a fazer parte do Movimento Saber Lidar!

Ficaremos muito felizes por ter você conosco! 

Katia Negri é psicóloga (CRP 06/72158) há 20 anos. Atua na área clínica, com atendimento individual a crianças, jovens e adultos, na cidade de Sorocaba-SP. Na ASEC atua, desde 2012, como monitora certificada para formação de docentes no desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Contato: (11) 96455-9291 – katia@asecbrasil.org.br