Leandro Mendonça e Maria Eduarda Paes, membros do comitê jovem ASEc+, falaram sobre o lado positivo das redes sociais para a quebra de tabu do tema saúde mental e sobre a importância de espaços virtuais para uma troca saudável entre jovens e adolescentes, no programa Nacional Jovem, nessa semana.
Na entrevista, Maria Eduarda contou como nasceu o Movimento Saber Lidar Jovem e falou de seus objetivos de oferecer espaço de fortalecimento emocional, espaços seguros de trocas nos espaços virtuais e presenciais, além de desmistificar e promover saúde mental por meio da produção de conteúdo no Youtube e Instagram. “Os jovens enfrentam diversos contextos desafiadores, sejam eles sociais ou culturais, que querendo ou não afetam a sua saúde mental e eles precisam de cuidados e de espaço com outros jovens que acabam se identificando também”, explicou.
Leandro enfatizou a importância do autoconhecimento para que as redes sociais não afetem a saúde mental das pessoas, especialmente a dos jovens. “A melhor maneira de tornar a rede social um ambiente mais seguro é se conhecer, saber o que exatamente pode te fazer mal e tentar criar estratégias para se privar um pouco disso”, comentou.
Ouça a entrevista em https://radios.ebc.com.br/nacional-jovem/2023/02/saude-mental-redes-sociais-podem-ajudar-na-quebra-de-tabus