Por Viviane Caroline Leite Gimenes
Em 2018, tive o imenso prazer de ser convidada, eu e meu colega, pela equipe técnica da instituição da qual fazia parte para fazer a formação do Amigos do Zippy. Eu já conhecia o programa pois, nessa mesma instituição, foi aplicado o programa em outro ano, mas quem havia aplicado eram outras educadoras, que sempre falavam positivamente do projeto e sobre o quão importante ele era para o desenvolvimento emocional das crianças.
Então, iniciei as formações e sempre com muita expectativa de aprender coisas novas e de usar os aprendizados, não somente com os educandos mas também para que eu, como Educadora Social, pudesse me apropriar de mecanismos de auxílio para facilitar a interação com os educandos e estar mais preparada emocionalmente para monitorar e auxiliar o desenvolvimento emocional deles.
Cada módulo era uma alegria que eles expressavam, se soltavam de tal forma a aguardar ansiosamente por aquele momento. Criamos momentos de paz, de aconchego, de afago, tudo com a ajuda desse lindo projeto que, de tão rico, foi de muita valia para que crianças que, antes, tinham medo de se expressar, passassem a se comunicar, a dialogar, a sorrir, a ouvir os amigos e a evitar certos erros.
Com muita gratidão e muito aprendizado, finalizamos o projeto. Os registros estão aí para não nos deixar mentir. Eram atividades com muita entrega, desde vestirem os coletes verdes que representavam que faziam parte daquele momento, a segurarem o Zippy, confeccionado pelas costureiras do artesanato da própria instituição, enquanto líamos a história, eles podiam se acomodar da maneira mais confortável, baixávamos a luz para eles se sentirem mais calmos e confortáveis.
Foram pequenos momentos mas acredito que fizeram imenso sentido na vida de cada criança. Ao final do ciclo, vimos o quanto eles melhoraram nas questões de convívio, no diálogo, na postura, na resolução de conflitos. Muitos foram os elogios, pois eles melhoram bastante em diversos aspectos, e tivemos o agradecimento e o reconhecimento dos outros educadores e dos próprios pais e responsáveis, que vieram nos agradecer por todo o trabalho feito e pela formatura, que foi incrível!
Finalizo dizendo que eu, como Educadora Social, sei o quanto é importante esse projeto para o desenvolvimento emocional de tantas crianças e adolescentes, que vivem dilemas tão complexos por falta de entendimento dos próprios sentimentos. Nós, educadores, estamos ali como ponte para eles se conectarem com a proposta do projeto Amigos dos Zippy, que tanto servirá para eles quanto para nós, educadores, compreendermos como aquele educando está por dentro e poder ajudá-lo a se encontrar nas suas emoções.
Obrigada por ter feito parte de algo tão mágico e verdadeiro! O Amigos do Zippy auxilia as crianças e adolescentes hoje e, ao trabalhar nas fases iniciais, é possível evitar sérios problemas no futuro!
Viviane Caroline Leite Gimenes, Pedagoga
Atua no momento como Educadora Social na Instituição CAMP – Centro de Formação e Integração Social.
No período em que desenvolveu o projeto, estava atuando na instituição Centro Social Maximiliano Kolbe – ONG que atua diretamente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na região do pós-Balsa em São Bernardo do Campo/SP.