Saúde mental se constrói em rede

Em 2025, a ASEc+ consolidou uma atuação que vai além de programas isolados: escolas, comunidades, juventudes e políticas públicas passaram a operar de forma integrada para sustentar ambientes emocionalmente seguros e habilidades para a vida.

pessoas beneficiadas em 21 anos​
+ 0 mil
crianças e adolescentes beneficiados
0
profissionais capacitados
0
municípios alcançados
0

Atuação Nacional e Internacional

Atuação em múltiplos territórios

Em 2025, a ASEc+ atuou em escolas, redes públicas, comunidades e organizações em diferentes regiões do Brasil e em cooperação internacional.

Destaques Territoriais

1.699 municípios alcançados ao longo da trajetória institucional.

Aprendizados de 2025​

Saúde mental não se sustenta com ações isoladas

As experiências mais consistentes de 2025 foram aquelas capazes de conectar diferentes dimensões do cotidiano: gestão escolar, educadores, famílias, saúde pública, convivência e território. A promoção da saúde mental se fortalece quando deixa de ser uma ação paralela e passa a integrar o funcionamento do ecossistema.

Projeto Escola Saudável e Acolhedora — Pederneiras (SP)
Os programas da ASEc+ passaram a integrar formalmente a política educacional do município, articulando diversas ações em uma estratégia sistêmica de longo prazo.
Foram 1.888 pessoas diretamente beneficiadas no primeiro ano do projeto.

Formar multiplicadores gera continuidade real

Projetos sustentáveis dependem menos de execução externa permanente e mais da capacidade local de manter práticas vivas ao longo do tempo. Em 2025, a ASEc+ aprofundou modelos voltados à formação de multiplicadores e fortalecimento institucional dos territórios.

Programa Saúde na Escola (DF)
A implementação da primeira turma de multiplicadores da Caixa de Ferramentas marcou a transição da formação pontual para a construção de capacidade institucional local.
Foram 71 instituições envolvidas entre escolas e UBSs.

Relações são tão importantes quanto metodologias

Ambientes emocionalmente seguros não surgem apenas a partir de conteúdos ou protocolos. Eles dependem da qualidade das relações, da escuta e das posturas cotidianas que sustentam pertencimento, cuidado e segurança emocional.​

Ao longo de 2025, depoimentos recorrentes mostraram mudanças percebidas em conflitos, comunicação, autocuidado e convivência em diferentes contextos escolares e institucionais.
Foram mais de 1.400 estudantes acompanhados em parceria de longo prazo com o Colégio Dante Alighieri.

Juventudes querem participar da construção das soluções

A participação juvenil ganhou centralidade nas ações de advocacy da ASEc+. Em vez de apenas destinatários das ações, jovens passaram a atuar como mobilizadores, articuladores e vozes públicas em agendas relacionadas à saúde mental.

Comunidade Jovem
A trilha ECOA conectou formação em saúde mental, mobilização comunitária e incidência em políticas públicas vinculadas à Lei nº 14.819.
Foram 32 encontros formativos realizados ao longo do ano.

Saúde mental precisa entrar nas agendas globais

A crise climática, as desigualdades e os desafios contemporâneos ampliam a necessidade de tratar saúde mental como tema coletivo e transversal. Em 2025, a ASEc+ ampliou sua presença em espaços internacionais de incidência e cooperação.

Agendas Globais
Participação em agendas da ONU, Fórum da Juventude do ECOSOC e COP30, levando o tema da promoção da saúde mental para discussões globais sobre juventude e clima.
Foram 54 participantes formados em workshop realizado em Angola, em parceria com UNICEF e World Vision.

Uma abordagem ecossistêmica para promoção da saúde mental

A ASEc+ atua a partir da Tríade APHA.
Essa lógica orienta programas, formações, monitoramento e tecnologias sociais desenvolvidas pela organização.

Em 2025, a ASEc+ consolidou:

- Um Sistema Institucional de Monitoramento;

- E a Leitura Ecossistêmica, tecnologia social voltada à compreensão coletiva de relações, clima emocional e desafios do cotidiano institucional.

Mais do que medir atividades, o objetivo é sustentar capacidade contínua de cuidado, aprendizagem e tomada de decisão nos territórios.

Em 2025, a ASEc+ ampliou sua inserção em agendas nacionais e internacionais relacionadas à promoção da saúde mental.

- Participação em agendas da ONU e UNICEF;

- Credenciamento na COP30;

- Cooperação internacional em Angola;

- Reconhecimento pela UNESCO Chair Global Health & Education;

- Fortalecimento da atuação em redes como Vertentes e CLICA.

O futuro da saúde mental depende de ecossistemas capazes de cuidar.

O relatório completo reúne dados, aprendizados, metodologias e experiências construídas ao longo de 2025.

0_2-ASEC_Branco.svg
plugins premium WordPress