A ASEC - Associação pela Saúde Emocional de Crianças

A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos e tem em suas atividades o objetivo de viabilizar ações que promovam o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais em crianças e adultos. Desde novembro de 2004, a ASEC é responsável pela implementação do programa de Educação Emocional Amigos do Zippy e continua em evolução com a implementação de novos programas e cursos.

A ASEC representa o Amigos do Zippy com exclusividade no Brasil, participando de uma rede internacional de mais de 30 países. Já beneficiou mais de 277 mil crianças. Com o Amigos do Zippy em Casa foram mais de 8 mil famílias e seus cursos promoveram saúde emocional de milhares de pessoas.

Missão: Viabilizar ações que promovam Saúde Emocional de Crianças.

Visão: Uma sociedade solidária e feliz.

Valores:

  • Idealismo
  • Comprometimento e coerência
  • Transparência nas relações
  • Abertura, criatividade e iniciativa
  • Espírito de equipe
  • Profissionalismo

Certificações

  • Certificado de Entidade Promotora de Direitos Humanos
  • Certificado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CMDCA-SP)
  • Certificado de Cadastro Único das Entidades Parceiras do Terceiro Setor (CENTS)
  • Metodologia de Capacitação de Educadores é reconhecida pelo MEC em seu Guia de Tecnologias Educacionais da Educação Integral e Integrada e da Articulação da Escola com seu Território 2013/MEC.

Nossa Equipe

A ASEC é dirigida por uma Assembleia Geral de associados, uma Diretoria composta de seis membros e um Conselho Fiscal, todos voluntários e a maioria atuando na entidade desde sua fundação, muitos com um histórico de longa atuação no CVV – Centro de Valorização da Vida –, associação sem fins econômicos e de utilidade pública federal que, desde 1962, atua na prevenção ao suicídio e no apoio a adultos em crise emocional. Parte importante de sua filosofia de acolhimento e apoio indiscriminado às pessoas foi incorporada aos valores da ASEC, que universaliza a aplicação de seus programas, sem qualquer distinção de religião, nível econômico/social ou envolvimento político.

A estrutura operacional da ASEC pode ser descrita como uma estrutura molecular. Cada integrante da equipe possui características pessoais próprias, forças, habilidades e capacitação para atuação em um ou mais programas – como átomos de uma molécula. Dependendo de seu desempenho, a pessoa pode atuar em mais de uma função – o que usualmente a desenvolve mais rapidamente –, e a alocação em projetos é feita combinando os “átomos” mais adequados para a tarefa. Coordenadores gerais são pontos focais para o desenvolvimento e a organização das principais funções da ASEC:

Capacitação de educadores – responsável por todo o processo de capacitação de educadores, desde encontros de Formação Básica, Formação Continuada e Formação Avançada, até visitas em sala de aula para acompanhamento do desenvolvimento das crianças e apoio constante aos educadores.

Coordenação de núcleo – responsável pela organização de todos os processos junto aos parceiros – Secretarias de Educação ou escolas – de uma determinada região geográfica, desde a definição de projeto até a implantação completa do(s) programa(s) e sua avaliação.

Desenvolvimento de parcerias – responsável pelas atividades de apresentação das possibilidades de implantação dos programas a parceiros em potencial e análise conjunta da melhor forma de implantar esses programas. Responsável também pelo desenvolvimento de relacionamento com potenciais parceiros apoiadores.

O desenvolvimento de novos programas e cursos é realizado através de força-tarefa, seguindo a filosofia de alocação dos que mais podem contribuir. Também os projetos especiais, como coordenação de atividades para avaliações profissionais independentes ou implantação de programas em outros países, têm seus recursos humanos alocados “molecularmente” (juntando num projeto os “átomos” mais fortes para aquela específica tarefa).

Essa forma de organização tem-se mostrado eficaz para acelerar o desenvolvimento da equipe e prover o melhor resultado possível a nossos parceiros.